quarta-feira, 1 de junho de 2016

IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJES

GRUPO:
Laura Camba
Marina Duarte
Thaís Oliveira





A MANTA ASFÁLTICA VEDACIT POLIETILENO é um tipo de impermeabilizante para lajes e pisos (preferencialmente) elaborada à base de asfaltos modificados com polímeros armados com estruturante de Polietileno de alta densidade (PEAD).


Características Aparência: Preto(a) Classificação: flexível
Composição básica: Carboidratos, Asfalto. Validade: 36 meses
Preço: R$ 290,00 - rolo com 10 m


Campos de Aplicação
Lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, com proteção mecânica sobre a manta; Pisos de cozinhas, banheiros, áreas de serviço, porões, terraços e sacadas.
Obs: Para áreas de até 50 m², recomenda-se usar a espessura de 3 mm; para áreas de até 100 m², a espessura de 4 mm.


Etapas:
1.       Preparo do substrato
A base que receberá a manta (usualmente concreto) deve estar limpa, seca, sem impregnação de produtos que prejudiquem a aderência (desmoldantes, graxa, agentes de cura química, óleo, tintas, entre outros). Aplicar, sobre a base, uma argamassa de regularização de cimento e areia (1:4 em volume) para garantir um acabamento desempenado à superfície a ser impermeabilizada, com caimento de no mínimo 1% para os coletores de água. Arredondar os cantos e as arestas com raio mínimo de 8 cm.
Para aumentar a aderência entre a base e a argamassa de regularização, utilizar composto adesivo com BIANCO (resina sintética de alto desempenho. Confere maior plasticidade, maior impermeabilidade e evita retração). É ideal deixar previsto um encaixe nos rodapés com no mínimo 30 cm de altura e 2 cm de profundidade, com o


intuito de embutir a impermeabilização no revestimento. Examinar antes se existem trincas que podem exigir um reforço local na impermeabilização. Verificar se todos os ralos, coletores de água e tubulações passantes estão colocados na posição correta, estando devidamente chumbados.
Aguardar a secagem da argamassa de regularização, em torno de 7 dias antes de aplicar a impermeabilização. Antes da aplicação da manta asfáltica, verificar se a superfície não apresenta saliências, bordas ou fissuras que possam danificar tal aplicação. Aplicar em toda área a ser impermeabilizada uma demão de PRIMER ECO VEDACIT ou PRIMER MANTA VEDACIT e aguardar a secagem do produto. O primer é uma emulsão asfáltica, indicada para imprimação de superfícies de concreto ou argamassa. Auxilia na coesão superficial.



2.       Aplicação
A aplicação da manta deve começar pelos arremates (ralos e tubulações passantes) e seguir pela parte mais baixa da superfície para que as emendas dela obedeçam ao sentido do escoamento da água. Para arrematar ralo e tubulação passante, deve-se recortar um retângulo de MANTA ASFÁLTICA VEDACIT POLIETILENO na medida de 35 x 20 cm e enrolá-lo em forma de cilindro. Com o calor do maçarico, colar 10 cm da manta na parte interna do ralo (dentro do cano), deixando cerca de 10 cm de manta para fora, como observado na figura.



Com um estilete, cortar em tiras a MANTA ASFÁLTICA VEDACIT POLIETILENO que ficou acima do nível do piso e aderir à superfície que recebeu o prime, com o auxilio do maçarico. Sobrepor um pedaço de Manta Asfáltica na medida de 35 x 35 cm em todo o diâmetro do ralo a ser trabalhado e cortá-lo em forma de pizza. Aderir as pontas da MANTA ASFÁLTICA VEDACIT POLIETILENO à parte interna do tubo previamente revestido, fazendo o biselamento (corte enviesado na aresta de uma peça). A grelha do ralo deve ser fixada sempre na proteção mecânica (contrapiso).



Estender os rolos de MANTA ASFÁLTICA VEDACIT POLIETILENO sobre a superfície a tratar no sentido oposto ao fluxo da água, a partir do ralo. Colocar as  mantas, sobrepondo-as uma a outra e obedecendo à faixa de emenda de no mínimo 10 cm.


Aproximar a chama do maçarico da parte que ficará aderida à superfície, aquecendo o suficiente para que o filme plástico derreta e o asfalto fique levemente exposto (tomando cuidado para não aquecer demais). Aplicar a manta de forma simultânea no substrato e pressionar no sentido do centro às bordas para evitar que se formem bolhas de ar. Fazer o biselamento pressionando a ponta da colher de pedreiro aquecida sobre as emendas, para garantir uma perfeita vedação, sempre com a utilização do maçarico.


Soldar a Manta Asfáltica contra o rodapé, previamente preparado, com 40 cm de altura e 2 cm de profundidade, bem regularizado, subindo aproximadamente 30 cm. Ele deve ter encaixe para embutir a Manta Asfáltica.




Após a execução da impermeabilização, deve-se comprovar a estanqueidade do sistema. Para isso, vedar os ralos e deixar uma lâmina de água com cerca de 5 cm de altura por, no mínimo, 72 horas.



3.       Proteção
Após o teste de estanqueidade, fazer a proteção mecânica (contrapiso).
No rodapé, sobre a Manta Asfáltica, fixar tela metálica ou similar, avançando 20 cm no piso. Colocar uma camada separadora (papel Kraft, feltro asfáltico, etc.) e sobre ela aplicar argamassa (cimento e areia traço 1:3) com espessura mínima de 2 cm, bem como juntas de dilatação espaçadas convenientemente.
No rodapé, sobre a tela metálica, PVC ou similar, fazer um chapisco (cimento e areia média/grossa no traço 1:3), amolentando com a solução BIANCO:água 1:2, e após a secagem do chapisco fazer o revestimento com argamassa mantendo traço externo.







Além das características anteriores, a manta asfáltica VEDACIT apresenta total resistência à tração, ao rasgamento e à queda de materiais. E não menos importante, a execução de impermeabilização de lajes com a utilização desse material exige mão de obra especializada. No link abaixo se encontra uma demonstração rápida (vídeo) dos processos de aplicação da manta asfáltica VEDACIT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário